Parques da Cidade II... continuação.

 CENTRO-SUL:

PARQUE JULIEN RIEN:

O Parque Municipal Julien Rien foi implantado em 1978 e possui uma área aproximada de 14.400 metros quadrados. Localizado na região Centro-sul da capital, no bairro Anchieta, o parque possui uma extensa escadaria percorrendo todo o parque, ligando as duas entradas: uma na av. Bandeirantes e outra na Praça Marino Mendes Campos.

Além de ser uma área de preservação de nascente, o Parque Julien Rien é uma área de proteção ambiental que integra um cordão de parques (Parque das Mangabeiras, Fort Lauderdale, Mata das Borboletas, Parque JK e Parque das Nações) todos situados no entorno da Serra do Curral.

Sua cobertura vegetal, que ocupa cerca de 80% da área do parque, é constituída por espécies ornamentais e árvores nativas e exóticas, como tipuanas, calicarpos, cedro, sibipirunas, eucaliptos, entre outros.

A fauna é composta por mico-estrela e aves, como sabiá, bico-de-lacre e alma-de-gato.

Como opções de lazer, o parque oferece uma pista de skate e áreas de convivência.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18 horas.
Localização: av. Bandeirantes, s/ nº, rua Engenheiro Caetano Lopes e Praça Marino Mendes Campos – bairro Anchieta. Informações: 3277-5972 ou 3277-4882. Entrada Gratuita.

PARQUE MUNICIPAL JUSCELINO KUBISTCKEK:

Fundado em julho de 1990 e implantado em 1995, quando era chamado de Parque do Acaba Mundo, o Parque Municipal Juscelino Kubitschek, mais conhecido como Praça JK, ocupa uma área de aproximadamente 28 mil metros quadrados.

Como opções de lazer, ele oferece quadra de futebol, equipamentos de ginástica, equipamentos de alongamento para a terceira idade, pista de caminhada, áreas de convivência com bancos e mesas, brinquedos e um espaço para a realização de atividades culturais e esportivas.

Sua vegetação é predominantemente introduzida, apresentando espécies ornamentais e arbóreas. Ao passear pelo local é possível observar aves, como bem-te-vis, rolinhas e sabiás.

A manutenção da área é realizada pelo Sindicato das Empresas de Construção Pesada de Minas Gerais, Sicepot/MG, por meio do Programa Adote o Verde.

Funcionamento: diariamente. Localização: av. Bandeirantes, com as ruas Engenheiro Caetano Lopes, Professor Melo Cançado e Nova Era - bairro Sion.
Informações: 3277-5972 ou 3277- 4882. Entrada gratuita.

PARQUE ROSINHA CADAR:

Criado a partir da mobilização de moradores do entorno, com o objetivo de garantir a preservação da área e melhorar a segurança no local, o Parque Bosque São Bento II possui uma área aproximada de 44 mil metros quadrados.

Considerado área de preservação, o parque não é aberto à visitação pública. Sua vegetação é típica de Cerrado, com predomínio de herbáceas e arbustivas, junto a arvoretas e árvores de grande porte. Em 2008, recebeu 195 mudas do Programa “Uma Vida, Uma Árvore”.

A fauna apresenta aves, como alma-de-gato, anu-preto, andorinha-do-temporal, tesourão, beija-for-do-peito-azul, pica-pau-anão-barrado, choca-de-asa-vermelha, pichororé, guaracava-de-barriga-amarela, alegrinho, maria-cavaleira, bem-te-vi, nei-nei, suiriri, andorinha-pequena-de-casa, sabiá-do-campo, cambacica, sanhaço-cinzento, tiziu, pardal e bico-de-lacre, além de répteis como lagartos.

Localização: rua Desembargador Melo Júnior, s/n. - bairro São Bento.
Informações: 3277-5972 ou 3277-4882.

PARQUE PAULO BERUTTI:

Criado em 1998, o Parque Paulo Berutti ainda não foi implantado e possui uma área aproximada de 29 mil metros quadrados.

Sua vegetação apresenta espécies de gramíneas e algumas arvoretas. Já o destaque da fauna são as aves como rolinhas, bem-te-vis, andorinhas temporal e tesourão.

Localização: ruas Inspetor José Aparecido, Cônsul Robert Levy e José Batista Ribeiro - bairro São Bento. Informações: 3277-5972 ou 3277-4882

PARQUE DAS NAÇÕES:

O Parque das Nações foi criado em 2002, por solicitação da comunidade do entorno, em prol da preservação e proteção do local, mas ainda não está implantado.

Com uma área aproximada de 110 mil m², sua vegetação apresenta espécies diversas de gramíneas, arbustos e pequenos grupos de árvores. A fauna é composta por rolinhas, bem-te-vis e tizius e apresenta espécies da avifauna, como gavião carijó, rolinha, anu-preto, andorinha do temporal.

Localização: Rodovia BR-356, av. José Maria Alkimim e av. Prof. Edgard Renault - bairros Santa Lúcia e Belvedere. Informações: 3277-5972 ou 3277-4882

PARQUE FORT LAUDERDALE:

O Fort Lauderdale foi criado em 2003, por meio do Programa Cidades Irmãs, em homenagem ao acordo de irmandade firmado entre Belo Horizonte e a cidade de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. 

Com uma área aproximada de 170 mil m², o parque, ainda não implantado, situa-se ao pé da Serra do Curral, fazendo limite com o Parque da Serra do Curral, anexado ao Parque das Mangabeiras. Esta continuidade ambiental tem grande importância ecológica, pois permite a formação de corredor entre as áreas protegidas da Serra.

Localização: rua Professor Sálvio Nunes, rua Henrique Quick e av. José do Patrocínio Pontes - bairros Comiteco e Mangabeiras. Informações: 3277-5972 ou 3277-4882

PARQUE PAREDÃO DA SERRA DO CURRAL:

Um dos mais belos cartões-postais de Belo Horizonte, o Parque da Serra do Curral está localizado em uma área aproximada de 400 mil metros quadrados, na av. José do Patrocínio Pontes, atrás do Instituto Hilton Rocha. Tem como limites: o Parque das Mangabeiras, a Polícia Militar de Minas Gerais, uma área da Prefeitura de Belo Horizonte e a Companhia Vale do Rio Doce.

Sua cobertura vegetal é bem heterogênea com espécies de Campo de Altitude, Cerrado, Campo Rupestre e um maciço vegetal com vestígios de Mata Atlântica. O parque apresenta altitudes médias variando entre 1.136 e 1.380, sendo ponto mais alto o cume da Serra do Curral, e está inserido na macrobacia do Arrudas, na bacia do Córrego da Serra e na sub-bacia do Córrego da Serra. 

A implantação do parque, além de garantir a proteção da paisagem e recursos ambientais da Serra do Curral, tem grande importância para a cidade como um novo ponto turístico. Por meio de trilhas seguras, os visitantes poderão realizar caminhadas esportivas ou passeios para observar o local e a cidade.

Com a implantação do Parque, que visa a construção de portarias de acesso e controle, guarita de vigilância, praça, bancos, equipamentos de ginástica, bebedouro e recuperação das trilhas e mirantes existentes, a Fundação de Parques Municipais contribui para a diminuição dos focos de incêndios, a recuperação da mata na base da Serra e o controle dos processos erosivos, além de proporcionar mais segurança e acessibilidade nas trilhas locais

Localização: av. José do Patrocínio Pontes, Praça Estado de Israel – bairro Mangabeiras. Informações: 3277-5240 ou 3277-4882

PARQUE ECOLÓGICO DO SANTO ANTÔNIO:

O Parque Ecológico Santo Antônio foi implantado em 2008, por meio do Orçamento Participativo. Com uma área aproximada de 18 mil m², está localizado na região Centro-sul de Belo Horizonte, no bairro Santo Antônio.

Como opções de lazer, o espaço oferece brinquedos e aparelhos de ginástica.

A Fundação de Parques Municipais está elaborando o levantamento científico sobre os recursos hídricos, de fauna e flora existentes no local.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18horas. Localização: rua Zoroastro Torres, 517 – bairro Santo Antônio. Informações: 3277- 5972 ou 3277-4882
Entrada gratuita.