Foto: Edifício sede da PBH, 2009.

 

 

 

ANOS 1890:

Produção arquitetônica eclética, com estilo neoclássico. Como exemplo dessa época citamos o PALÁCIO DA LIBERDADE, construído entre 1895 e 1897, sendo autor do projeto José de Magalhães.

DE 1900 A 1920:

Produção arquitetônica eclética. Como exemplos dessa época citamos:

IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ, em estilo neogótico, construído em 1901, na Av. Afonso Pena, sendo autor do projeto Edgard Nascentes Coelho;

CONSELHO DELIBERATIVO, atual CENTRO CULTURAL DE BELO HORIZONTE, em estilo neogótico, construído em 1911, na Rua da Bahia, com Av. augusto de Lima, sendo autor do projeto Francisco Isidro Monteiro;

ESTAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, atual PRAÇA DA ESTAÇÃO, em estilo neoclássico, construído entre 1920 e 1922, sendo autor do projeto Luiz Oliviere;

GRUPO ESCOLAR DOM PEDRO II, em estilo neoclonial, construído em 1926, na Av. Alfredo Balena, sendo autor do projeto Carlos Santos;

AUTOMÓVEL CLUBE, em estilo neoclássico, construído em 1927, na Av. Afonso Pena, sendo autor do projeto Luiz Signorelli.

DE 1930 A 1940:

Produção arquitetônica Moderna. Como exemplos dessa época citamos:

JARDINS DA PRAÇA RAUL SOARES, em estilo art-déco, construída entre 1931 e 1936, sendo autor do projeto Érico de Paula;

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, em estilo art-déco, construída em 1935, na Av. Afonso Pena, sendo autores do projeto Luiz Signorelli e Raffaello Berti;

COLÉGIO IZABELA HENDRIX, em estilo art-déco, construído em 1939, na Rua da Bahia, sendo autor do projeto Raffaello Berti.

DE 1940 A 1950:

Produção arquitetônica Modernista. Como exemplos dessa época citamos:

CONJUNTO DA PAMPULHA, constituído pelo CASSINO, CASA DO BAILE, IATE
CLUBE E IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, em estilo racionalista, construído em 1942, sendo autor do projeto Oscar Niemeyer;

EDIFÍCIO ACAIACA, em estilo art-déco, construído entre 1940 e 1947, na Av. Afonso Pena, sendo autor do projeto Luiz Pinto Coelho;

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, em estilo art-déco, construída em 1946, na Av. Francisco Sales, sendo autor do projeto Raffaello Berti.

EDIFÍCIO CLEMENTE DE FARIA, antiga sede do BANCO DA LAVOURA, em estilo racionalista, construído em 1950, na Praça Sete, sendo autor do projeto Álvaro Vital Brazil;

CONJUNTO JK em estilo racionalista, construído em 1951, na Praça Raul Soares, sendo autor do projeto Oscar Niemeyer.

DE 1960 A 1980:

Produção arquitetônica indefinida. Como exemplo dessa época citamos:

SEDE DA USIMINAS, em estilo tecnicista, construído em 1972 na Av. Prof. José de Vieira Mendonça, sendo autores do projeto Istvan Farkasvolgyi, Raphaël Hardy Filho e Álvaro Hardy.

DE 1980 A 1990:

Produção arquitetônica Modernista. Como exemplos dessa época citamos:

SEDE DA CEMIG, em estilo tecnicista, construído em 1982 na Av. Barbacena, sendo autores do projeto Fernando Santiago e José Emílio Costa;

MUSEU DE MINERALOGIA OU “RAINHA DA SUCATA”, em estilo pluralista, construído em 1985 na Praça da Liberdade, sendo autores do projeto Éolo Maia e Sylvio Emrich de Podestá;

ANEXO DA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS, em estilo pluralista, construído em 1988, na Rua da Bahia, sendo autor do projeto Gustavo Penna;

DE 1990 A 2000:

Produção arquitetônica Modernista. Como exemplos dessa época citamos:

EDIFÍCIO TIRADENTES, anexo da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS, em estilo pluralista, construído em 1990, na Rua Rodrigues Caldas, sendo autor do projeto Flávio Almada;

ESCOLA GUIGNARD, em estilo purista, construído em 1995, no bairro Mangabeiras, sendo autor do projeto Gustavo Penna;

EXPOMINAS, em estilo purista, construído entre 2000 e 2005 na Av. Amazonas, bairro Gameleira, sendo autor do projeto Gustavo Penna.