ESTUDAR INGLÊS.
A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA INGLESA é uma sociedade civil sem fins lucrativos, dedicada ao intercâmbio cultural entre o Brasil e o Reino Unido da Grã-Bretanha e ao ensino da língua e da cultura inglesa.
Foi fundada em Belo Horizonte em 03 de maio de 1941, pelo então prefeito Dr. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, em conjunto com a Embaixada Britânica, contando com o apoio de destacadas personalidades políticas, jurídicas e culturais da sociedade da Capital mineira, tais como Dr. Milton Campos, Dr. Gustavo Capanema, Dr. Abgar Renault, entre outros.
Logo suas atividades se expandiram para além do nosso estado, e, há mais de sessenta anos, vem servindo de veículo de divulgação da cultura e educação mineiras no exterior e das manifestações culturais de demais países na capital. Assim, possibilitou a vinda a Belo Horizonte de grupos de renome internacional como o Royal Shakespeare Company e o Royal Ballet.
Na mesma época da fundação da Cultura Inglesa de Belo Horizonte, que se sucedeu à do Rio de Janeiro, inaugurada em 1934, em São Paulo, Curitiba e outros estados da federação foram criadas sociedades similares . Com o passar dos anos, e o surgimento de outras mais, finalmente chegou-se à organização de uma ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CULTURAS INGLESAS - ABCI, entidade que há mais de vinte anos congrega essas sociedades culturais, proporcionando ainda melhor divulgação da cultura nacional no exterior. Recentemente a ABCI foi um dos patrocinadores do Festival Brasil 500 Anos, organizado pelo Embaixador Sérgio Amaral, na Inglaterra, tendo patrocinado também, junto com a Embaixada Brasileira em Londres, a montagem da ópera "O Guarany", pelo Royal College of Music de Londres, durante as comemorações do centenário de Carlos Gomes.
As mesmas diretrizes que levaram à formação das Culturas Inglesas no Brasil guiaram outros países da América Latina a criar entidades similares. Buscando maior união e fortalecimento das Culturas Inglesas da América latina, nasce, então, a LABCI - Latin American-British Cultural Institutes, associação que congrega hoje as Culturas Inglesas da Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai, Peru e Uruguai numa grande rede de escolas voltadas para intercâmbio cultural dos continentes além da busca da excelência no ensino do idioma inglês.
Entre as atividades mais importantes de todas Cultura Inglesas encontra-se a representação exclusiva da Universidade de Cambridge para a realização dos exames que conferem certificados em diferentes níveis, inclusive para aperfeiçoamento de professores. São também responsabilidade da Cultura Inglesa, em conjunto com a Universidade de Cambridge e o British Council, os testes de proficiência específicos para candidatos a cursos de pós-graduação em universidades estrangeiras.
Atualmente, a Cultura Inglesa representa no Brasil a English-Speaking Union, entidade britânica de cunho internacional que promove o entendimento e amizade entre os povos através do uso da língua inglesa e como a língua internacional de comunicação. Patrocina bolsas de estudo e intercâmbio, concursos, competições e programas educacionais para o efetivo uso da língua, e mais uma extensa faixa de eventos internacionais e culturais que partilham o interesse comum em educação, assuntos internacionais, culturais e tecnológicos.
A Cultura Inglesa de Belo Horizonte mereceu a credibilidade do governo de Minas e da Secretaria da Educação por sua dedicação à causa do ensino, há anos oferecendo gratuitamente cursos, seminários, treinamentos, bolsas, em suma, todo o apoio ao seu alcance para propiciar o aperfeiçoamento e reciclagem dos professores da rede pública estadual. Para esse fim contou com a participação de seus próprios professores e/ou patrocinou a vinda a Minas Gerais de especialistas e professores das universidades inglesas e autores de renome internacional.. Assim sendo, foi convidada a ter uma sala , que manteve por vários anos, na Secretaria da Educação, dentro do Centro de Referência do Professor, na Praça da Liberdade. Aí eram tratados assuntos relacionados ao ensino de inglês na escola pública e o serviço de informação sobre educação na Grã-Bretanha para o público em geral, ainda hoje fornecido pela Cultura em suas filiais.