A história dos bairros, assim como a da cidade e a das pessoas que nela vivem, vai se transformando com o tempo e os seus nomes refletem isso. Para os bairros de nossa cidade, por exemplo, dois tipos de nomes são usados hoje: os oficiais e os populares.
Os nomes oficiais, para alguns bairros, são os que foram dados no projeto original da cidade. Para outros, que surgiram depois do planejamento inicial, o nome oficial é o da época da aprovação do loteamento do bairro: Europa, Céu Azul etc. Para outros, ainda, o nome oficial foi dado por lei, depois que aquela região já estava ocupada, como e o caso do São João Batista. Os nomes populares são aqueles pelos quais conhecemos nossos bairros. Sua origem esta ligada a alguma característica física ou cultural do lugar. Pode vir de uma igreja ou de um santo de devoção, de uma fazenda, de um estabelecimento, do nome de um antigo morador. Ou seja, esse e o nome que tem a “cara” do bairro: Venda Nova, Jardim dos Comerciários...
Nos diversos usos que a cidade faz dos bairros, esses nomes se misturam. Para os cartórios, o bairro é Sinimbú; para o dia-a-dia, é Santa Mônica. O Minas - Caixa é um nome popular. Seu nome oficial é bairro São Pedro. Ha ainda os nomes que não existem mais. Jardim Astória e Jardim das Nações são nomes que não estão mais em uso, só existem na memória de antigos habitantes da cidade.
Isso nos mostra que a cidade muda no tempo. E a administração municipal procura acompanhar as mudanças para atender as novas necessidades. Neste trabalho, optamos por seguir um critério único: usamos os nomes que constam do mapa gerado pela PRODABEL em junho de 2004.