Foto: Hospital Felício Roxo, 1950.

 

1. ORIGEM:

A região Oeste possui importantes referências urbanas e simbólicas, algumas de notória expressão, como o Parque de Exposições da Gameleira, o EXPOMINAS, o CEFET, o Cemitério Parque da Colina, o Asilo Bom Pastor, as Igrejas Curas D´Ars e São José do Calafate, além de ser sede da centenária Orquestra Carlos Gomes.

A região apresenta-se, ainda, como uma área de expansão urbana. Bairros como Buritis e Estoril tornaram-se um prolongamento da região Centro - Sul, já altamente congestionada em termos populacionais.

Além desse eixo de expansão de fora para dentro, ou seja região Centro - Sul - Buritis/Estoril, existem outros eixos internos, que ocorrem a partir de áreas mais adensadas para áreas vazias ou menos densas da região, como são os casos dos eixos Buritis/Palmeiras, Betânia/Palmeiras e Gutierrez e Nova Suissa/Jardim América.

Alguns bairros, como Prado e Calafate, não se apresentam como eixos de expansão territorial visto tratarem-se de bairros muito antigos, portanto, já consolidados.

Há entretanto, uma outra forma de expansão urbana nos mesmos, qual seja, a expansão verticalizada, em especial próximo à Avenida Amazonas. Outros bairros como o Salgado Filho, Jardim América, Gutierrez, Grajaú e Alto Barroca, apresentam um processo de verticalização mais homogêneo e gradual.

Merece destaque, dentro do contexto dos bairros da região Oeste, o aglomerado do Morro das Pedras, que reúne, atualmente, cerca de 25 (vinte e cinco) mil habitantes, distribuídos entre as Vilas São Jorge I, II e III, Vila Leonina, Vila Cascalho, Vila Antena, Vila Pantanal e Vila Santa Sofia.

A topografia da região é muito acidentada, apresentando raros e descontínuos trechos de declividade suave. Destaca-se como local mais acidentado da região, o aglomerado Morro das Pedras, que apresenta uma declividade variável de 20 a 50%, caracterizada pela existência de áreas de risco, formadas por solos de rochas graníticas, de pouca resistência às intempéries e, por isso, de fácil deslizamento, o que é agravado pelo alto adensamento da área.

Toda a região Oeste situa-se na bacia do ribeirão Arrudas, sendo a maior parte do território regional interceptada por afluentes da margem direita, entre os quais se destacam os córregos Piteiras e Marinho, que foram canalizados e capeados, transformando-se nas avenidas Barão Homem de Melo e Silva Lobo, e o córrego do Cercadinho, que ainda corre a céu aberto, separando os bairros Havaí e São José, Estoril e Buritis.

Existem na região 827.809 metros quadrados de áreas verdes distribuídos entre 7 parques municipais, que abrigam espécies como pau-brasil, pau-ferro e sibipiruna, além de diversos tipos de animais. A sub - área que engloba os bairros Betânia e Palmeiras abrigam a única mata nativa de preservação ambiental restante na região, que está concentrada próxima à BR-262.

2. DESENVOLVIMENTO/INFRA-ESTRUTURA:

Segundo dados do Censo Demográfico de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a região Oeste possui uma população de 268.124 habitantes, sendo 141.848 mulheres e 126.276 homens.

Possui uma extensão territorial de 31,27 Km², com uma densidade demográfica de 8.573,38 hab/Km², distribuída em suas Unidades de Planejamento – UP´s, compostas pelos seguintes bairros:

UP BAIRROS/POPULAÇÃO*

CABANA Glalijá, Jardinópolis, Madre Gertrudes (Magnesita), Cabana, Vista Alegre, Nova Cintra, Patrocínio, Nova Gameleira, Gameleira, Sport Club I, II, III e IV (parte), Oeste (Nova Gameleira), Nova Gameleira II, Cabana Pai Tomás, Imbaúbas. / 69.169 habitantes.

JARDIM AMÉRICA Calafate (Oeste da Av. Silva Lobo), Nova Suíça, Salgado Filho, Jardim América, Havai, Nova Barroca, Nova Granada, Teresa Cristina I e II, Vila Guaratã, Ventosa, Vila Barão Homem de Melo. / 71.152 habitantes.

BARROCA Calafate (Leste da Av. Silva Lobo), Prado, Barroca, Alto Barroca, Gutierrez, Grajaú. / 48.137 habitantes.

MORRO DAS PEDRAS Morro das Pedras, Conjunto Santa Maria, Aglomerado Morro das Pedras: Antena/Chácara Leonina, Santa Sofia/São Jorge I, II e III. / 21.298 habitantes.

BETÂNIA Betânia, Marajó, Palmeiras, Estrela Dalva, Betânia I, II, III, IV e V, Vila Nova Paraíso. / 41.031 habitantes.

ESTORIL/BURITIS/PILAR Estoril, Bairro das Mansões, Buritis, Área da Mata do Cercadinho, Pilar (Norte do Anel). / 17.337 habitantes.
*IBGE-2000.

Na área de educação, a região Oeste possui 16 escolas municipais, 25 escolas estaduais, 1 escola federal (CEFET/MG) e 52 escolas particulares de ensino fundamental, médio e superior.

Na área de saúde, conta com 14 centros de saúde, 1 laboratório clínico, 1 policlínica (UPA - OESTE), 1 unidade de urgência (UPA - OESTE), 5 hospitais particulares: Hospital Madre Tereza, Hospital Espírita André Luiz, Hospital Infantil Santa Terezinha, Hospital Sarah - BH e Hospital Dia e Maternidade Unimed-BH.

A região conta, ainda, com o Centro de Apoio Comunitário Havaí (CAC Havaí), que oferece atividades culturais, esportivas e de lazer à comunidade, 1 abrigo público e 5 Batalhões/Companhias da Polícia Militar, além do Núcleo de Apoio à Família - NAF, que presta assistência psicológica e social a famílias e a grupos comunitários.

Quanto à habitação, o Censo Demográfico 2000 mostrou também que a região possui 76.949 domicílios particulares permanentes, em que cerca de 60% são casas. Dos responsáveis por esses domicílios, 66% são homens e 25% tem idade entre 30 e 39 anos. A maior parte - 35,11% - com rendimento médio entre ½ e 3 salários mínimos.