Parques da Cidade III... CONTINUAÇÃO.
LESTE:
PARQUE LINEAR DO VALE DO ARRUDAS:
O Parque Linear do Vale do Arrudas, também conhecido como Parque de Centenário, foi implantado entre os anos de 1999 e 2000, em uma área aproximada de 41 mil metros quadrados, ao longo do Ribeirão Arrudas, na região Leste da capital.
Como opções de lazer, o espaço oferece brinquedos, campo de futebol e equipamentos de ginástica, além de ser recanto para contemplação.
Funcionamento: diariamente. Localização: av. dos Andradas - Vila Abadia, Alto Vera Cruz. Informações: 3277-5621 ou 3277-4882
PARQUE MARCUS PEREIRA DE MELLO:
Implantado em 1996, por meio do Programa Parque Preservado, o Parque Marcus Pereira de Mello possui uma área aproximada de 3.900 metros quadrados. Sua fauna apresenta mamíferos, como mico-estrela e gambá, e aves, como maritaca, pica-pau, jacu, sanhaço, bico-de-lacre e sabiá-barranqueiro. Sua vegetação é predominantemente exótica e ornamental, com uma cobertura contínua representando de 60% a 80% do parque.
Como opções de lazer, o espaço oferece uma quadra poliesportiva e áreas de convivência com bancos e mesas, além de ser recanto para contemplação.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18 horas. Localização: rua José Olímpio Borges, s/n - bairro São Lucas. Informações: 3277-5621 ou 3277-4882
Entrada gratuita.
NORDESTE:
PARQUE PROF. GUILHERME LAGE:
O Parque Municipal Professor Guilherme Lage foi implantado em 1982 no antigo viveiro da Prefeitura de Belo Horizonte. Situado na regional Nordeste, em uma área altamente adensada, o parque possui aproximadamente 120 mil metros quadrados, com diversas nascentes e duas lagoas, uma natural e outra artificial.
A vegetação é bastante significativa e foi quase toda plantada quando o parque funcionava como Horto Municipal. Existem cerca de 1.700 indivíduos de mais de 150 espécies entre acácias, sapucaias, pau-ferro, ipês, quaresmeiras, palmeiras, ciprestes, mangueiras, jatobás, barrigudas e pau-brasil.
A fauna é composta por aves, anfíbios e répteis, podendo ser observados sabiás, bem-te-vis, micos-estrela e gambás.
Espaço de lazer e cultura na região, o Parque Guilherme Lage abriga em sua estrutura quadras poliesportivas, brinquedos, mesa de jogos, campo de futebol, trilha para caminhada e recantos para contemplação.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18horas.
Localização: rua Angola, 665 – bairro São Paulo. Informações: 3277-8557 ou 3277-4882. Entrada gratuita.
PARQUE JARDIM BELMONTE:
Resultado do processo de parcelamento do solo referente a uma antiga chácara, o Parque Escola Jardim Belmonte foi implantado em 1996, em uma área de aproximadamente 57.600 metros quadrados, às margens do córrego Maria Goreth, afluente do Ribeirão do Onça.
O parque, que possui um lago artificial, apresenta uma vegetação predominante exótica e ornamental. A fauna é representada por aves diversas, como trinca-ferro, sabiá-do-barranco, juriti, saracura, bem-te-vi, rolinha, sanhaço, anús branco e preto, beija-flor, pica-pau, maritaca, pomba trocal, garça, martim-pescador e gavião.
Como opções de lazer, o parque oferece uma quadra de peteca, brinquedos, aparelhos de ginástica e recantos para contemplação. Há também a presença do projeto Escola Integrada e da Academia da Cidade, inaugurada no dia 19 de março de 2009.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18horas.
Localização: rua Dom Silvério com rua Anis – bairro Jardim Belmonte. Informações: 3277-6737 ou 3277-4882. Entrada gratuita.
PARQUE PROF. MARCOS MAZZONI:
O Parque Municipal Professor Marcos Mazzoni, conhecido como Parque da Cidade Nova, possui uma área aproximada de 14.100 metros quadrados e foi implantado em 1990, por meio de um movimento da comunidade.
Localizado na região nordeste da cidade, o parque tem predominância de vegetação exótica, ornamental e de árvores frutíferas que cobrem, aproximadamente, 70% de sua área. Possui, também, árvores do Cerrado como ipê, sucupira do cerrado e pimenta-de-macaco. Grande parte desta vegetação é resultado de regeneração natural.
A fauna é composta por aves, como bem-te-vi e rolinha. Como opções de lazer, a área oferece brinquedos, teatro de arena e aparelhos de ginástica, além de ser recanto para contemplação.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18horas.
Localização: rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1.022 – Cidade Nova. Informações: 3277-5621 ou 3277-4882. Entrada gratuita.
PARQUE ISMAEL DE OLIVEIRA FÁBREGAS:
Antiga praça do bairro Nova Floresta, o Parque Ismael de Oliveira Fábregas foi criado em 1999, em uma área de aproximadamente 10.200 metros quadrados. O espaço é dividido em dois níveis, um reservado à prática de esportes com pista de skate e quadra poliesportiva e outro à convivência e contemplação com bancos e jardineiras.
Funcionamento: diariamente. Localização: ruas Salgueiro, Geraldo Bessa e Horta Barbosa - bairro Nova Floresta. Informações: 3277-5621 ou 3277-4882.
Entrada gratuita.
PARQUE DA MATINHA:
O Parque da Matinha, foi criado em 1991, após movimentação da comunidade em prol da preservação da área. Com uma área aproximada de 15.700 metros quadrados, o parque possui uma mata que cobre mais de 80% de sua área e suas espécies mais comuns são açoita cavalo, angico rajado, embaúba, jatobá da mata, pau de jangada, arranha gato, jacaré, pau d’óleo, além de "madeiras de lei", típicas de Mata Atlântica, como jequitibá e cedro.
A fauna é composta por aves, como sabiá-branco, saíra e jacupeba, e pequenos mamíferos, como mico-estrela e gambá. Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos e recantos para contemplação.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18horas.
Localização: rua Leôncio Chagas, 350 - bairro União. O parque possui entradas também pela av. José Cândido da Silveira e ruas João das Chagas e Cláudio José de Souza.
Informações: 3277-5621 ou 3277-4882. Entrada gratuita.
PARQUE ORLANDO DE CARVALHO DA SILVEIRA:
O Parque Orlando de Carvalho da Silveira, também conhecido como Morro do Bolo, foi implantado em 1996, por meio do Programa Parque Preservado. Em uma área de aproximadamente 26.900 metros quadrados, possui espécies como ipê, ingá, caviúna, arocina entre outras, sendo a maior parte de sua vegetação composta por gramíneas e espécies ornamentais.
Sua fauna constitui-se de pardais, gaviões, calangos e gambás. Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos e áreas de convivência com mesas e bancos, além de ser recanto para contemplação.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18horas.
Localização: rua Juruá, 860 – bairro da Graça. Informações: 3277-5621 ou 3277-4882.
Entrada gratuita.
PARQUE ECOLÓGICO RENATO AZEREDO:
Implantado em 1996, o Parque Municipal Renato Azeredo possui uma área aproximada de 92.700 metros quadrados. Sua vegetação, remanescente de Cerrado e Mata, é composta por árvores, como aroeira, angico rajado, caviúna, mutamba, goiaba brava, ipê e jacarandá. Nesse espaço verde, que se contrapõe ao movimento dos carros e à correria do dia a dia, é possível perceber a presença de aves comuns ao meio urbano, como pássaro-preto, joão-de-barro, rolinha e pombo.
Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos, aparelhos de ginástica, quadra poliesportiva, pista de caminhada, mirantes e espaços de convivência, além de ser recanto para contemplação.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18horas.
Localização: rua Antônio Peregrino Nascimento, s/nº - bairro Palmares.
Informações: 3277-5621 ou 3277-4882. Entrada gratuita.
PARQUE DO SOL:
O Parque do Sol foi criado em 2002 e possui uma área de aproximadamente 26 mil m². Ainda não foi implantado.
Localização: ruas Queluzita, Maria Lúcia, Américo Rezende e José Carvalho Monteiro, bairro Fernão Dias. Informações: 3277-5621 ou 3277-4882.
PARQUE LINEAR AV. JOSÉ CÂNDIDO DA SILVEIRA:
Criado com o intuito de preservar uma área verde de grande importância para a comunidade da regional Nordeste, o Parque Linear José Candido da Silveira possui uma área de 50.870 metros quadrados.
O local já tem uma legislação específica, porém ainda não foi implantado. A Fundação de Parques Municipais está elaborando o levantamento científico sobre os recursos hídricos, de fauna e flora existentes no local.
Localização: Rua Canteiro Central da Av. José Cândido da Silveira entre Cristiano Machado e José Moreira Barbosa. Informações: 3277-5621 ou 3277-4882.
PARQUE FERNÃO DIAS:
A primeira etapa das obras de implantação do Parque Fernão Dias, na região Nordeste de Belo Horizonte, foram inauguradas no dia 19 de março de 2009. Realizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) por meio do Orçamento Participativo 2005/2006, a obra compreendeu a construção de pista de cooper; campo de futebol society; playground; arquibancada e anfiteatro; área de convivência; unidade de apoio com copa, vestiários feminino e masculino, instalações sanitárias feminina e masculina, hall principal, guarita, depósito de jardinagem; além da gramação próxima a área da administração e de tratamento de erosão. O custo total do empreendimento foi de aproximadamente um milhão de reais.
O Parque possui uma área de 26.800 metros quadrados e está em fase de implantação. A segunda etapa, que ainda está em fase de elaboração do projeto executivo, é uma obra do Orçamento Participativo 2007/2008.
A Fundação de Parques Municipais está elaborando o levantamento científico sobre os recursos hídricos, de fauna e flora existentes no local.
Horário de funcionamento: diariamente, de 8h às 18h. Localização: rua Neide, 33 - bairro Fernão Dias .Informações: 3277-5621 ou 3277-4882
PARQUE ECOLÓGICO E CULTURAL VITÓRIA:
O Parque Vitória possui uma área de 95.630 metros quadrados. O parque possui legislação específica, porém ainda não foi implantado.
A Fundação de Parques Municipais está elaborando o levantamento científico sobre os recursos hídricos, de fauna e flora existentes no local.
Localização: av. Magenta. - Bairro Jardim Vitória. Informações: 3277-5621 ou 3277-4882.
PARQUE GOÂNIA:
Com uma área de 13.430 metros quadrados, o Parque Goiânia já possui legislação específica, porém ainda não foi implantado.
A Fundação de Parques Municipais está elaborando levantamentos científicos sobre os recursos hídricos, bem como da fauna e flora existentes no local.
Localização: Rua 12 esquina com Rua Galeppe Farah – bairro Goiânia
Informações: 3277-5621 ou 3277-4882.