Estudo realizado pela Delta Economics & Finance avaliou o desempenho de mais de 5.500 cidades do país.

01/07/2016 10:30

A empresa de consultoria Delta Economics & Finance, especializada em pesquisas econômicas e financeiras, ganhadora do prêmio Itaú-IBCG pela elaboração do ranking de governança corporativa em abril deste ano, classificou Belo Horizonte como a melhor capital do país. A pesquisa avaliou 5.564 municípios brasileiros, considerando um conjunto de 77 atributos distribuídos em dez dimensões. Essa análise gerou o Índice das 100 Maiores e Melhores Cidades do Brasil (BCI 100). Belo Horizonte conquistou o posto de melhor cidade entre todas as capitais do país, alcançando 72,42% da pontuação possível.

BH: Cidade Amiga da Criança:

Belo Horizonte foi destaque nacional ao receber o prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, que reconheceu o esforço da gestão municipal para a promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência. Dentre 1.500 prefeituras, apenas nove receberam destaque especial.

Unicef também reconhece BH como uma das melhores cidades para as crianças:

Estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou Belo Horizonte como a cidade mais bem avaliada entre outras sete de países da África, da Ásia e da América Latina. A capital mineira obteve destaque no quesito saúde e qualidade nos primeiros anos da vida de uma criança e também obteve avaliação relevante nos quesitos água e saneamento básico, educação e igualdade social.

Redução da mortalidade infantil: BH cumpre antecipadamente meta estabelecida pela ONU:

Belo Horizonte alcançou um resultado histórico em um importante indicador de saúde: reduzir a mortalidade infantil para um dígito. Em 2005, a taxa era 14,36 óbitos por mil nascidos vivos e, em 2014, o município chegou a 9,7 óbitos por mil nascidos vivos. As ações desenvolvidas na capital superaram metas traçadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), para 2015, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Melhor atendimento na área de saúde entre as capitais:

Levantamento do Ministério da Saúde mostrou que Belo Horizonte tem o melhor atendimento do SUS entre as grandes capitais brasileiras.

Ação da Defesa Civil tem reconhecimento da ONU:

Belo Horizonte foi reconhecida mundialmente como exemplo em Defesa Civil recebendo o prêmio Sasakawa 2013, da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo conjunto de ações conduzido pela Prefeitura para reduzir riscos de desastres naturais. Desde 2003 não ocorre nenhuma morte em razão de desabamentos e deslizamentos em áreas de risco.

Educação: melhor IDEB entre as grandes capitais do Brasil:

Belo Horizonte tem o melhor IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - do Brasil entre as capitais acima de 2 milhões de habitantes. Entre todas as capitais, ocupa a 4ª posição. Este é o resultado do IDEB divulgado em setembro de 2014. Nos últimos cinco anos todas as avaliações mostram que a qualidade da educação nas escolas da prefeitura está evoluindo.

Belo Horizonte: uma cidade sem analfabetismo:

O trabalho constante e de alta qualidade da Rede Municipal de Educação para erradicar o analfabetismo na capital foi reconhecido em 2014: a Prefeitura de Belo Horizonte recebeu o título “Município Livre do Analfabetismo”. A certificação é concedida pelo Ministério da Educação para municípios que atingem mais de 96% de alfabetização.

Merenda escolar de BH recebe prêmio nacional:

Belo Horizonte recebeu por dois anos consecutivos o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, da organização não governamental Ação Fome Zero. O prêmio foi criado com o objetivo de contribuir, por meio de várias ações, para que os recursos públicos previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sejam efetivamente gastos em merenda de qualidade, na quantidade e regularidade necessárias para o desenvolvimento dos alunos da rede pública de ensino do país.

PPP da Educação - Modelo para o mundo:

Belo Horizonte se tornou referência nacional na implantação de Parcerias Público Privadas (PPP). O modelo da Prefeitura, adotado na construção de UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil) foi destaque mundial como um dos mais inovadores e inspiradores do mundo pela publicação “Infrastructure 100”. O projeto também foi um dos finalistas do prêmio Financial Times/Citi Ingenuity Awards.

Experiência do programa saúde na escola ganha reconhecimento nacional:

O Programa Saúde na Escola (PSE) realizado durante a edição 2013 do Programa Escola nas Férias foi reconhecido nacionalmente e ficou entre as 14 melhores experiências selecionadas no concurso “O que você tem feito no PSE”, promovido pelo Ministério da Saúde, como parte integrante da 4ª Mostra Nacional da Atenção Básica, realizada em Brasília. Foram 300 projetos inscritos em todo o país.

Segurança Alimentar tem reconhecimento internacional:

A fundação alemã World Future Council premiou as ações da capital mineira no setor de segurança alimentar. Belo Horizonte foi apontada como exemplo a ser seguido em programas como o Banco de Alimentos, que busca alcançar o maior número possível de doadores de gêneros alimentícios, a fim de combater a fome e reduzir o desperdício, e as hortas comunitárias que promovem o cultivo de hortaliças e plantas medicinais em áreas urbanas.

Belo Horizonte é a cidade do verde:

A capital mineira foi classificada como a terceira cidade mais arborizada do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conta com 18 m² de área verde por habitante, superior ao índice definido pela ONU, que são 12 m².

A melhor qualidade do ar:

Belo Horizonte tem a melhor qualidade do ar entre as cidades de grande porte do Brasil. Para cada metro cúbico de ar, foi encontrada uma taxa de 20 microgramas de poluição na capital mineira - dado equivalente ao de Londres e bem abaixo do limite estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que divulgou a pesquisa. É a cidade brasileira mais bem colocada no ranking mundial da OMS.

Grande metrópole com melhor saneamento do país:

Pesquisa divulgada pelo Instituto Trata Brasil mostra que Belo Horizonte é a cidade com população superior a 2 milhões de habitantes com o melhor saneamento básico do país. 100% da população é atendida com água tratada e 100% do esgoto é coletado.

Atendimento na área de saúde em BH é bem avaliada pelo Ministério da Saúde:

Belo Horizonte é a capital com maior percentual de cobertura do programa de Saúde da Família: 83% dos moradores e a rede municipal estão em constante aperfeiçoamento e ampliação.

PBH conquista prêmio por atuação na área social:

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu o prêmio Abap de Sustentabilidade na categoria Projeto Social, da Associação Brasileira de Agências de Publicidade de Minas Gerais (Abap-MG). O prêmio foi conquistado graças às ações que a PBH vem imple¬mentando, entre elas o Vila Viva, o maior programa de urbanização do Brasil.

BH: a cidade onde a cultura ganha vida:

Concorrendo com cidades de mais de 50 países, o projeto Arena da Cultura foi reconhecido internacionalmente como prática sustentável e inclusiva e conquistou o Prêmio CGLU – Cidade do México – Agenda 21 da Cultura. O prêmio é organizado pela Rede Cidades e Governos Locais Unidos, a mais importante organização internacional de governos locais do mundo. O projeto Arena da Cultura promove a formação cultural e artística dentro das políticas de descentralização cultural da capital mineira.